Laudo de instalações elétricas é um termo utilizado para referir-se ao Laudo Técnico das Instalações Elétricas. Ele é um tipo de certificado com cunho pericial, tratando dos aspectos técnicos, os quais estão envolvidos em uma instalação elétrica.
Ao contratar uma empresa especializada em inspeções elétricas, são realizados testes e análise das instalações, como vistoria dos quadros elétricos, condições adequadas da iluminação, aterramento, possíveis condições de risco e o plano de segurança estabelecido para o local.
Mediante todas as informações coletadas, o laudo das instalações elétricas NR10 é emitido, contendo a classificação das áreas analisadas e toda a documentação necessária, para atendimento à norma.
Qualquer empresa que possua instalações elétricas com potência superior a 75 kva, deve realizar a inspeção para apresentação do laudo das instalações elétricas NR10, sob risco de penalização na forma da lei. Em caso de não aprovação das condições elétricas, a empresa receberá um parecer com providências a tomar, visando o atendimento à legislação.
A análise de qualidade de energia elétrica é um procedimento fundamental para o setor industrial e comercial. O teste consiste na verificação do sistema elétrico e sua capacidade para suportar a operação de instalação e seus processos.
Sem a análise de qualidade de energia elétrica adequada, o sistema elétrico pode apresentar oscilações que comprometem toda a produção. A consequência disto é o comprometimento da estrutura operacional e diversos prejuízos que poderiam ser evitados.
O serviço de análise de qualidade de energia elétrica é oferecido por empresas especializadas em engenharia elétrica de sistemas de potência. Para realizar o procedimento, o técnico executa medições elétricas pontuais para a análise de grandezas e complementa com inspeções e outras análises nos sistemas de ar comprimido, transportes de esteiras, caldeiras, linhas de produção e outros processos produtivos e de utilidades.
O objetivo da análise de qualidade de energia elétrica é identificar o custo dos componentes envolvidos em toda a produção, para detectar possíveis problemas que afetam a eficiência da indústria. O teste pode identificar, por exemplo, um gasto excessivo de energia de um compressor devido a um vazamento, o que poderia encurtar a vida útil do equipamento e desperdiçar energia elétrica.
ATESTADO DE CONFORMIDADE
Laudo das conformidades em Instalações Elétricas afim da emissão do AVCB.( Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros)
Check list:
-Condições de instalação dos condutores isolados, cabos unipolares e cabos multipolares.
-Os circuitos elétricos devem possuir proteção contra sobre correntes (disjuntores ou fusíveis).
-As partes vivas estão isoladas e/ou protegidas por barreiras ou invólucros.
-Todo circuito deve dispor de condutor de proteção “fio-terra” e todas as massas da instalação estão ligadas a condutores de proteção (salvo as exceções).
-Todas as tomadas de corrente fixas devem ser do tipo com polo de aterramento (2P + T ou 3P+T).
-Existência de dispositivo diferencial residual (DR) para proteção contra choques elétricos (salvo as exceções do item 6.6).
-Quando houver possibilidade dos componentes da instalação elétrica representarem perigo de incêndio para os materiais adjacentes, deverá haver a devida proteção.
-Os quadros de distribuição devem ser instalados em locais de fácil acesso.
-Os quadros de distribuição devem ser providos de identificação e sinalização do lado externo, de forma legível e não facilmente removível.
-Os componentes dos quadros devem ser identificados de tal forma que a correspondência entre componentes e respectivos circuitos possa ser prontamente reconhecida, de forma legível e não facilmente removível.
-Sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
-Os quadros, circuitos e linhas dos sistemas de segurança contra incêndio devem ser independentes dos circuitos comuns.
-As fontes de energia, os quadros, os circuitos e as linhas elétricas que alimentam equipamentos de segurança destinados ao combate e supressão de incêndio, à ventilação, à pressurização e ao controle de fumaça devem estar devidamente protegidos com material resistente ao fogo ou enclausurados em ambientes resistentes ao fogo.
-Sala do moto gerador e circuitos elétricos de segurança por ele alimentados estão em conformidade com o item 7.1.6.
-Circuitos de corrente alternada estão separados dos circuitos de corrente contínua.
-TRT específica do sistema elétrico (projeto, execução, inspeção, manutenção – conforme o caso).
Implantec Mantenedora e Instaladora LTDA.
Rua Thomaz Gonzaga, N° 115, Sala 202, Edifício Três Nações - Pernambués, Salvador (BA) - CEP: 41110-000 – Tel.: (71) 3033-7751
E-mail: contato@implantecba.com
Copyright © 2021 implantecba.com
Todos os direitos reservados.